sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

TOPLESSAÇO E COMO SOMOS RIDÍCULOS


RIDÍCULO! É o mínimo que podemos dizer quando olhamos a foto onde vemos um bando de fotógrafos e curiosos cercando a solitária praticante de topless.  Uma imagem que demonstra que o brasileiro ainda não consegue lidar de modo natural com a nudez, mesmo que parcial, fato já perfeitamente assimilado em outras culturas, compondo suas paisagens cotidianas.

Esta imagem me faz lembrar outra, bastante difundida nos livros escolares, quando os portugueses aqui aportaram pela primeira vez, só que num contexto inverso. Os índios nus, espantados e cheios de curiosidade, cercando os europeus majestosamente vestidos. Percebemos, assim, o quanto estamos distantes de nossas origens, dissociados de nossas raízes. Um simples par de seios provoca uma imensa marola, capaz de mobilizar dezenas de pessoas, digo homens, ao tempo em que se constitui num fenômeno midiático.

Interessante à ambiguidade do brasileiro. A nudez sexualizada, a do carnaval, das revistas e da globeleza é aceita e admirada. Uma nudez que não causa espanto, ao contrário, que eleva ao patamar de “celebridade” e “reconhecimento” quem a pratica. Nudez propositadamente erotizada, e não raro, em busca de ganhos financeiros.   Porém, a mera prática do topless, que em tese deveria ser corriqueiro e sem grande importância, pode transformar-se em caso polícia. O mais significativo é que tal situação ocorra em pleno século XXI, na cidade do Rio de Janeiro, considerada uma das mais liberais, ou talvez a mais liberal, entre as cidades brasileiras.

Se para o nativo deste país é difícil entender, pense então como fica nas cabeças dos gringos. O país da tanga não tem “peito” para encarar o topless! Explique!

O Toplessaço, ou a tentativa de, mostrou o quanto ridículos e ignorantes ainda somos.
Aracaju/Sergipe

2 comentários:

  1. Bela narrativa meu caro.
    Apos alguns avancos e trabalho arduo, ainda assim o ser humano causa polemicas entre si.
    Davi Silva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Gostei do conteudo postado.

    ResponderExcluir