sexta-feira, 23 de março de 2012

Naturismo: em qual lugar ?

Sergipe é o menor estado da federação, quase imperceptível no mapa do Brasil, espremido entre Bahia e Alagoas. Não é difícil encontrar alguém que desconheça que a sua capital é Aracaju.

Aracaju é agradável, medianamente arborizada, sem poluição, limpa e, frequentemente, ensolarada. Possui bons hotéis, restaurantes com cardápios que atendem a exigentes paladares. Os bares também são bastante frequentados. Carne de sol e caranguejo são tidos como os melhores acompanhamentos para a cervejinha. O caranguejo é tão popular, que temos a “Passarela do Caranguejo”, na qual podemos encontrar também comida japonesa, mexicana e um bom forró. Sua orla talvez seja umas das mais belas do nordeste, com lago, quadra de tênis, restaurantes variados, praças, e diversos locais que oferecem comidas típicas, como macaxeira e beiju. Um aspecto negativo é o trânsito, infernal nas horas de “pico”. Não possui muitos pontos turísticos, mas é uma cidade interessante, incluindo o interior do estado, para se passar uns bons dias.

Não tenho informações de grupos naturistas em Sergipe. Massarandupio-BA é a praia mais próxima, fica na Linha Verde, a aproximadamente 300 km de distância. Julgo que as praias sergipanas não são apropriadas para o naturismo, pois não apresentam a privacidade necessária para a prática. Frequentemente, na net, citam Abais e Pirambu como lugares possíveis de se tomar banho nu, mas acho arriscado. Um ex-prefeito de Canindé do São Francisco, propôs a criação de uma praia de nudismo no município, mais não chegou a realizar nenhuma ação concreta para viabiliza-la. Parece-me que a curto e médio prazos, o naturismo “em Sergipe” só nas terras bahianas.

A questão é: será que existe algum lugar em Sergipe onde se possa praticar o naturismo ?

domingo, 4 de março de 2012

A MULHER

Desde os tempos de Cabral a mulher brasileira é reconhecida como bela e deslumbrante, Caminha em sua carta ao rei de Portugal tece rasgados elogios às índias da nova terra. A natural nudez das índias mexeu com o português, fazendo com que a elas se referisse por diversas vezes.

Se para os portugueses a nudez indígena era digna de espanto, para os nativos consistia num modo espontâneo de encontrar-se no mundo. Não havia motivo para esconder o corpo, visto como uma unidade, sem “partes” vergonhosas ou indignas. Os corpos das índias exibidos nas mesmas condições dos corpos masculinos. As diferenças anatômicas eram compreendidas meramente como tais, sem nenhuma conotação diferenciada que impedisse a nudez tanto dos homens como das mulheres.

Não foi fácil para os portugueses cobrirem os índios, mas conseguiram. Fizeram da nudez, antes vivenciada cotidianamente, um ato abominável, vergonhoso e de grave pecado. Cobrir os corpos, especialmente os genitais, tornou-se uma necessidade, imprescindível para o convívio social, relegando a nudez para a sombra da imoralidade. As roupas passaram a compor a natureza humana. Despir-se em público significa uma regressão da civilização, sinônimo de primitivo.

Esta carga é maior sobre as mulheres, para as quais a nudez é proibida (exceto na mídia) seja porque uma mulher decente não anda nua, seja porque não possui um corpo perfeito para expor. Historicamente a mulher foi coberta, sob o argumento de constituir-se um perigo para o equilíbrio masculino, que poderia perder o controle com a visão da mulher nua. Ou seja, desde Eva que a mulher é responsável pelos descaminhos do homem.

Mas existiram, e existem, mulheres que desafiam tais normas e se desnudam a despeito da suposta “imoralidade” ou da imposição de uma estética opressora e angustiante. Tais mulheres, além de desnudarem seus corpos mostram coragem e determinação. Luz Del Fuego talvez seja o maior exemplo, considerando a época em que viveu e dos riscos que correu por acreditar e viver a nudez em meio a tanta repressão.

Parabéns a todas as mulheres naturistas!

Parabéns as mulheres exploradas, as que são vitimas de violências, as que lutam no dia-a-dia para cuidarem de suas famílias, as enfermas. Parabéns porque apesar dos infortúnios não desistem de acreditar na possibilidade mudança.
Parabéns para todas as mulheres! Santas, pecadoras, belas e guerreiras; por serem no palco da vida estrelas de primeira grandeza.

Que o dia 08 de março ajude aos homens entenderem que um homem só poder ser feliz com uma mulher feliz ao seu lado.